Dicas de como economizar energia

Você já deve ter prestado atenção que mesmo economizando energia a conta de luz não para de subir. Isso de deve ao fato de além de ter o aumentos nas tarifas de energia, existe um sistema de bandeiras tarifárias que repassa ao consumidor um custo mais alto na geração de energia em certas épocas do ano. Mesmo assim existem algumas dicas para economizar energia.

Grande parte da energia elétrica no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas. Por isso, quando há grandes períodos de seca e os reservatórios ficam com níveis abaixo do esperado o governo precisa utilizar outras formas de produzir energia. E a principal utilizada é a térmica que tem um custo altíssimo, pois é feita a partir de combustíveis como petróleo e carvão.

Por isso, durante a época de seca o governo implanta a bandeira vermelha. O objetivo é fazer com que a população economize energia para não secar os níveis dos reservatórios ou porque os reservatórios já estão secos.

Acesse o Portal da Energia  e saiba mais.

02_02-148a

Como economizar energia

Dentro de casa

  • Chuveiro – procure tomar banhos rápidos, de forma que não passe de 10 minutos. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos do lar que mais consomem energia e por isso ele é o primeiro da nossa lista. Mudar a chave seletora de acordo com o clima também ajuda a diminuir o valor da sua conta de energia;
  • Iluminação – Procure deixar sua caixa com portas e janelas abertas durante o dia para poder aproveitar a iluminação natural. As novas lâmpadas de LED são mais econômicas que as incandescentes e as fluorescentes, por isso é importante fazer a troca; e
  • Geladeira – se a sua geladeira precisa fazer o degelo, faça quando necessário. Precisa pegar algo na geladeira? Pegue logo tudo de uma vez, evite ficar abrindo e fechando. Ah, guardar alimentos e panelas quentes na geladeira também é um hábito que faz com que force mais o motor da geladeira, fazendo com que consuma mais energia.

Fora de casa

Se você gostaria de fazer um investimento para gastar menos energia, procure colocar painéis solares para fazer o aquecimento da água. Caso tenha lâmpadas com sensor de movimento da lado de fora da casa, coloque um sistema de fotocélulas que acenda com movimentos somente durante a noite. Veja mais dicas de como economizar energia aqui.

Outras dicas

Como vivemos numa época em que não vivemos mais sem os aparelhos eletrônicos, é importante retirá-los da tomada quando não estivermos utilizando. Para alguns isso pode ser novidade, mas saiba que até mesmo o modo “Stand By” consome energia.

  • Acumule bastante roupa para lavá-las todas de uma vez. O mesmo vale quando for passar roupa;
  • Não deixe luzes acessas de forma desnecessária;
  • Mantenhas os filtros do condicionadores de ar sempre limpos;
  • Quando for viajar ou passar muito tempo fora de casa, desligue a chave geral da energia.

Leave a Reply