Tudo sobre BCAA: Os Aminoácidos de Cadeia Ramificada

O Que é BCAA? Para que são usados os BCAA? Como é que se tomam? Para começar, digamos que um suplemento muito relacionado com as proteínas e aminoácidos, então vamos começar desde o início.

Como vimos, os aminoácidos são os compostos químicos que formam as proteínas. Quando se ingerem proteínas, elas são quebradas em aminoácidos, em seguida, através da digestão, a fim de ser absorvida pelo seu corpo.Existem 22 aminoácidos diferentes que compõem as proteínas de todos os seres vivos (com algumas exceções). Acesse BCAA World

O Que são os bcaa’s?

bcaa-po-1

Os BCAA (sigla decorrentes do inglês) são aminoácidos de cadeia ramificada que se podem distinguir pela sua estrutura molecular, em forma de cadeia, entre os quais estão: leucina, valina e isoleucina.

Nesses três aminoácidos representam a terceira parte das proteínas musculares e, mas têm a desvantagem de que não podem ser fabricados pelo corpo, apenas através da dieta, podemos incorporá-los ao nosso organismo.

Além de sua forte presença muscular, os bcaa’s têm um papel importante na regulação do anabolismo.

Isto se deve em parte à presença de leucina, cujo interesse anabólico é o mais forte, o qual precisa, por sua vez, a isoleucina e valina para produzir uma ação sustentada.

Por que é tão importante? Porque a leucina é um aminoácido que pode ser oxidado para ser utilizado pelos músculos como combustível. De aqui que tem um duplo interesse para nós.

Os efeitos do BCAA

Anabolismo

Os BCAA (Aminoácidos de cadeias ramificadas) são capazes de causar uma potente resposta anabólica. Este efeito anabólico é muito interessante para os atletas, já que graças a este os músculos, recuperação e construção de novo muscular será mais rápida.

O efeito anabólico não só é procurado por fisiculturistas, mas por muitos outros atletas que necessitam de seus músculos para um maior desempenho em seus esportes.

A síntese de proteínas

Os BCAA também possuem a capacidade de aumentar a síntese de proteínas. Isto significa que depois de tomar esse tipo de suplemento esportivo, a capacidade do corpo para usar e reciclar as proteínas será muito melhor.

Isso resulta em menos desperdício de proteínas e uma maior assimilação. Esta acção é particularmente interessante porque as proteínas serão melhor utilizados e serão resolvidos mais facilmente nos músculos.

Energia e resistência

Aminoácidos de cadeia ramificada também pode ser utilizado para fornecer mais energia aos músculos.

O processo começa com a produção de alanina, um aminoácido não essencial, a partir dos BCAA. A Alanina, por sua vez, promove a formação de ácido pirúvico, um elemento importante no metabolismo de hidratos de carbono e a produção de ATP.Portanto, os BCAAS podem promover a produção de energia. Este mecanismo de ação é útil tanto para os atletas de potência, como os de resistência, mesmo esse efeito costuma ser mais acentuado nestes últimos.

O catabolismo

O catabolismo é a inversa de anabolismo. É um estado do metabolismo no qual o corpo tende a destruir as células. O consumo de BCAA permite que o corpo não consumir as fibras musculares para fornecer novos aminoácidos.

Com isso, a integridade dos músculos pode ser melhor preservada. Reduzir o catabolismo e promover o anabolismo, nos permite gerar uma maior massa muscular.

Quais são os Riscos ou Efeitos Colaterais do BCAA?

Os BCAA são aminoácidos, pelo que não há efeitos nocivos para o organismo, o risco secundário está associada ao consumo com moderação por parte de mulheres grávidas e pessoas com determinadas doenças metabólicas congênitas. Estas duas últimas categorias de pessoas devem evitar tomá-los.

Em doses normais e em indivíduos saudáveis, os BCAA não apresentam problemas ou efeitos colaterais. No entanto, o uso excessivo pode causar dor de estômago, competir com a absorção de outros aminoácidos e causar aumento dos níveis de amônia no sangue, uma substância que pode ser tóxica. Portanto devemos permanecer com a respeitar as doses diárias recomendadas.Como devemos usar os BCAA?

Como dito anteriormente, o BCAA têm diferentes efeitos positivos. Para obter o melhor destes, devemos saber que o momento da ingestão é muito importante. Para os exercícios de musculação é possível distinguir duas fases.

A fase seca

Durante este período, o principal objetivo é preservar o máximo de músculos possível enquanto se perde gordura. Mas para isso, devemos reduzir o número de calorias, o que levará a uma redução do desempenho e perda de massa muscular.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, então, nos servirão durante a sessão de treino para evitar a perda de energia, o que nos permitirá manter um desempenho respeitável, evitando assim que o corpo catabólice os músculos para obter energia.

A fase de absorção para gerar massa muscular

Durante este período, o objetivo é a construção de músculo. Para fazer isso, tem que treinar intensamente e promover o anabolismo.

Portanto, os BCAA podem ser ingeridos próximo e durante o horário de treino com o intuito de criar um ambiente anabólico e evitar o catabolismo. Isso também nos proporcionará um aumento de energia durante a sessão e uma melhor recuperação.

A fase de resistência

É claro que é possível consumir BCAAs se têm como objetivo o treinamento de resistência. Neste caso será consumido durante os treinos, para proteger a integridade muscular. Se são consumidos após a sessão de treino, permitirão uma melhor recuperação. Outros Efeitos colaterais aqui.

De que forma você tomar os BCAA?

Antes de mais nada, devem saber que os BCAA estão disponíveis não só em forma de pó, mas também em forma de cápsulas.

As cápsulas são convenientes, mas é necessário prestar atenção à dose.Alguns produtos estão subdosificados, por isso é necessário tomar um monte de cápsulas para obter a dose adequada. O outro inconveniente é o preço. Desta forma, é muito mais alto.

O pó mais acessível, mas tem a desvantagem de apresentar um sabor muito amargo, o que pode desencorajar o usuário. O uso de edulcorantes então. você pode ajudar. Algumas marcas, inclusive, já o incorporam em seus produtos. Claro, o preço destes é maior do que o sabor natural.

Quais são as doses devem-se consumir os bcaa’s?

Os BCAA pode ser consumido em doses que variam de 5 a 10 gramas, antes, durante e após a sessão de treino.

Leave a Reply